Valença está entre os sete municipios beneficiados com o Programa Água para Todos

Valença está entre os sete municipios beneficiados com o Programa Água para Todos

Eles terão mais cisternas dentro do programa de erradicação da miséria. | Francisco Gilásio

Sete municípios do Piauí começam a receber, ainda esta semana, as primeiras ações do Água para Todos, programa do governo federal executado na região pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Governo do Estado.

Os primeiros municípios beneficiados são Conceição do Canindé, Paulistana, Itaueira, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São Miguel do Tapuio e Valença. Ao todo, o Piauí será contemplado com mais de 3,5 mil cisternas de polietileno, o que facilitará o acesso da população a água potável para preparo de alimentos e higiene pessoal.

Segundo a Codevasf, em Conceição do Canindé já foram instaladas 22 unidades de um total de 68. Paulistana, por sua vez, já foi beneficiada com a instalação de 793 cisternas de um total de 1.018.

Nos municípios de Itaueira, Valença e São Miguel do Tapuio, a Codevasf está promovendo atividades que incluem apresentação do programa para as comunidades e validação de cadastros das famílias. Nos municípios de Rio Grande do Piauí e São Francisco do Piauí, além dessas ações, estão sendo formados os comitês gestores municipais, que ficarão responsáveis pela mobilização das comunidades.

Os comitês são formados por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de comissões comunitárias. O comitê auxilia na mobilização local das comunidades visando ao cadastramento e à validação das famílias a serem beneficiadas.

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, instituído pelo Governo Federal em julho de 2011 para erradicar a pobreza extrema no Brasil.

Fonte:ascom



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES