Os assentamentos Arizona I e II e Canaã, no município de Lagoa do Sítio, e Serra do Batista, em Valença do Piauí, serão os primeiros do Piauí a receber contrato do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), do Ministério do Meio Ambiente.
Firmado com a Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional, o contrato vai permitir a elaboração de plano de manejo florestal dos assentamentos e assistência técnica em atividades florestais. A escolha da fundação ocorreu através de licitação pública.
Na primeira etapa, o programa atenderá 70 famílias, mas a expectativa é de que cerca de 300 famílias de agricultores do Vale do Sambito sejam beneficiadas.
A questão da sustentabilidade nos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma ação inovadora no Piauí e é também a primeira nesta modalidade no Brasil. A proposta é levar este tipo de ação para outros assentamentos, tendo como fundamento a produção de maneira sustentável, incorporando a ação à rotina das famílias assentadas.
Dentro de dois meses, a fundação entregará ao Incra um documento com a caracterização geral da situação ambiental e socioeconômica de cada assentamento selecionado. O contrato terá a duração de dois anos e os primeiros 12 meses serão destinados à elaboração do plano de manejo. No segundo ano, será feita a implantação.
Fonte: piaui.pi.gov.br
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.