Prefeito de União cria Comitê de Investigação de Óbito Fetal, Infantil e Materno

Prefeito de União cria Comitê de Investigação de Óbito Fetal, Infantil e Materno

Reunião na sede da SMS | Divulgação - Ascom

O prefeito de União, Gustavo Medeiros, de acordo com as determinações que lhe conferem, considerando o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil, a Vigilância de Óbito Materno, a consolidação do SUS, o Comitê de Investigação do Óbito Fetal, Infantil e Materno e que esses referidos óbitos são possíveis de prevenção, resolveu instituir o Comitê Municipal de Investigação de Óbito Fetal, Infantil e Materno no município.

O Comitê deverá atuar como um instrumento importante na avaliação da assistência à saúde a fim de subsidiar as políticas e as ações de intervenção, contribuindo para o melhor conhecimento sobre os óbitos e a redução da mortalidade em União-PI. Será composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde ( Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Diretor clínico do hospital, coordenação de enfermagem do hospital, setor de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria). Quem também deverá fazer parte da composição será um representante do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Saúde, da Pastoral da Criança e da Semasc.

O Comitê terá as seguintes atribuições: Estimular as investigações dos óbitos fetais, maternos e infantis, analisar os óbitos para prevenir com relação às novas ocorrências, divulgar os resultados e experiências bem sucedidas, promover e estimular a qualificação das informações sobre mortalidade com a ampliação do sistema de cobertura, consolidar dados para enviar ao Comitê Estadual e elaborar propostas para a construção de políticas municipais dirigidas à redução da mortalidade fetal, infantil e materna.

Nesta sexta-feira(14), alguns membros já se reuniram com o objetivo de identificar e recomentar as estratégias e medidas de saúde necessárias para redução de mortalidade infantil e perinatal. Participaram da reunião, Evanildes Nascimento do Conselho Tutelar, Maria José Vieira da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Lúcia de Fátima, Drª Perpétua Sampaio e Cristina Sales da Semasc.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES