O prefeito de União, Gustavo Medeiros, de acordo com as determinações que lhe conferem, considerando o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil, a Vigilância de Óbito Materno, a consolidação do SUS, o Comitê de Investigação do Óbito Fetal, Infantil e Materno e que esses referidos óbitos são possíveis de prevenção, resolveu instituir o Comitê Municipal de Investigação de Óbito Fetal, Infantil e Materno no município.
O Comitê deverá atuar como um instrumento importante na avaliação da assistência à saúde a fim de subsidiar as políticas e as ações de intervenção, contribuindo para o melhor conhecimento sobre os óbitos e a redução da mortalidade em União-PI. Será composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde ( Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Diretor clínico do hospital, coordenação de enfermagem do hospital, setor de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria). Quem também deverá fazer parte da composição será um representante do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Saúde, da Pastoral da Criança e da Semasc.
O Comitê terá as seguintes atribuições: Estimular as investigações dos óbitos fetais, maternos e infantis, analisar os óbitos para prevenir com relação às novas ocorrências, divulgar os resultados e experiências bem sucedidas, promover e estimular a qualificação das informações sobre mortalidade com a ampliação do sistema de cobertura, consolidar dados para enviar ao Comitê Estadual e elaborar propostas para a construção de políticas municipais dirigidas à redução da mortalidade fetal, infantil e materna.
Nesta sexta-feira(14), alguns membros já se reuniram com o objetivo de identificar e recomentar as estratégias e medidas de saúde necessárias para redução de mortalidade infantil e perinatal. Participaram da reunião, Evanildes Nascimento do Conselho Tutelar, Maria José Vieira da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Lúcia de Fátima, Drª Perpétua Sampaio e Cristina Sales da Semasc.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.