Em dados apresentados pelo Plano Brasil Sem Miséria que foi lançado com o desafio de superar a extrema pobreza no País pelo Governo Federal, o município de São Miguel do Tapuio aparece com 3.433 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família o que representa uma cobertura de 106,22% do total estimado de famílias com o perfil de renda do programa.
Beneficiários
De acordo com os registros de julho de 2014 do Cadastro Único e com a folha de pagamento de agosto de 2014 do Programa Bolsa Família, o município tem: 5.306 famílias registradas no Cadastro Único e 3.433 famílias beneficiadas pelo programa (63,47% da população do município).
Extrema pobreza
De junho de 2011 a junho de 2014, o município inscreveu no Cadastro Único e incluiu no Bolsa Família 270 famílias que estavam em situação de extrema pobreza. Agora, todas as famílias que entraram no programa superaram a miséria.
Estimativas
O município apresenta uma cobertura cadastral que supera às estimativas oficiais, de maneira que a gestão municipal do Cadastro Único deve concentrar esforços em aumentar a qualidade das informações registradas quando da atualização dos dados dos familiares. Com isso, o município poderá abrir espaço para incluir no Programa as famílias em extrema pobreza já cadastradas e que ainda não recebem os benefícios.
Crescimento
De junho de 2011 (Inicio do Plano Brasil Sem Miséria) a agosto de 2014, houve um aumento de 3,47% no total de famílias beneficiadas.
Acompanhamento
No município, 95,47% das crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família tem acompanhamento escolar, superando a media nacional que é de 92,03%.
Na área da saúde, o acompanhamento chaga a 87,46% das familias com perfil, ou seja, aquelas com crianças de 7 anos ou com gestantes. A média nacional é de 73,44%. O município supera a média nacional.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.