Redenção está enlutada, faleceu Dr. Fernando Dias Maciel

Redenção está enlutada, faleceu Dr. Fernando Dias Maciel

Imagem Ilustrativa | Internet

CHEGARA, VIVERA E EDIFICARA

Em um período que não fora tão longo para um tempo que não passa, voa, fugindo do nosso alcance tudo aquilo que quereríamos segurar por mais tempo - Dr. Fernando chegara, vivera e edificara.

Chegara a Redenção do Gurgueia com aquele sorriso aberto, uma educação esmerada e aquele jeito tranqüilo, mansinho do bom mineiro, Dr. Fernando fora conquistando um, dois, três e... todos os redencenses.

Vivera , inicialmente, um tanto ?trôpego?, não entendia claramente certos dizeres de uma cultura um pouco diferenciada da sua. ?O que é um purgante de carumelano??, ?Um chá de pau-de-rato??, ?Uma esfreguição de manteiga morna no peito??. Qual não era abertura daquele sorriso: ?uma hora eu aprendo.? E em tão pouco tempo compreendera todos os dizeres e a sua finalidade, E porque não dizer: ?a sua serventia?. E foi nesse contato direto com as pessoas, das mais simples, as mais abastadas, que mesmo vivendo, nesse ínterim, momentos de política partidária, Dr. Fernando conquistara inúmeras e grandes amizades, pois nunca distinguira, nunca dividira, nunca discriminara.

Edificara com sua profissão de exímio médico- pediatra e, para Redenção do Gurguéia ?médico-eclético?, clinicara geral, tratando desse povo com dedicação e competência. Dr. Fernando edificara com o saber, inteligente como fora, colaborara com orientação e participação em uma série de trabalhos e eventos nesta comunidade, não só na área da saúde, mas também na educação e nas demais áreas. Edificara com a solidariedade, primava pelo bom e o justo, pela beleza e pela perfeição. Tinha um humor contagiante, fazia as pessoas rirem com facilidade; transformava uma situação ridícula em engraçada, tinha habilidade para mudar o ambiente; plagiando o Bispo Wesley Bandeira ?fazia nascer tulipas no deserto?.

És, hoje, o saudoso redencense Dr. Fernando que fica na memória da mãe pátria Redenção do Gurguéia e dos demais filhos; o nosso agradecimento, a nossa saudade e a nossa despedida com as palavras de Paulo Freire: ?UM HOMEM SE IDENTIFICA COM SUA PRÓPRIA AÇÃO, OBJETIVA O TEMPO, TEMPORALIZA-SE, FAZ-SE HOMEM HISTÕRIA.?

Redenção do Gurguéia_PI, 05 de julho de 2012



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES