As margens do Rio Gurguéia são terras férteis e produtivas. Como dizem os produtores, são terras de ?remonte? ? aquelas que às vezes banhadas pelas águas se tornam ricas em micros e macro nutrientes. Devido a essa renovação cíclica das terras, os produtores produzem mais com menor custo.
Na propriedade do músico e agricultor Zé de Marinês, a produção de hortifrutigranjeiros se dá de forma quase nativa. Segundo Zé, alguns frutos em que o mesmo compra no supermercado e utiliza a semente para fazer teste, a produção chega a ser surpreendente, muitas vezes acima da média, isso segundo ele pela qualidade da terra.
Zé de Marinês e seu filho Naércio Miranda são produtores de tomates e hortaliças e uma referência desse segmento. Redenção do Gurguéia segundo os produtores ainda não absorve a produção local, principalmente pela concorrência de outros produtos vindos de Petrolina PE. Devido a isso, muitas vezes é preciso diminuir a área plantada ou mesmo gastar com transporte para comercialização em outros municípios como Bom Jesus, Monte Alegre e Curimatá.
Zé e Naércio acreditam que se houvesse um grande número de produtores em um mesmo seguimento seria mais fácil para esta comercialização, pois os mercados consumidores da região poderiam vir e negociar os produtos in loco.
Outro segmento desenvolvido na pequena propriedade é a criação de galinhas. A Professora Marinês Sirqueira de Miranda, esposa de Zé se divide entre a sala de aula na cidade e sua segunda paixão ? sua criação de galinhas e a tranquilidade de vida às margens do Rio Gurguéia.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.