Foi realizado quarta feira (06), pela manhã, no auditório do Memorial Milton Brandão em Pedro II, encontro com os profissionais que compõem as equipes do Estratégia de Saúde da Família e do NASF.
Os profissionais participaram de um treinamento que visa implementar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como Coordenador o Odontólogo Tiago Galvão.
Presentes também no evento, Coordenador da Atenção Básica de Saúde de Pedro II Maximiliano Castro, Coordenador do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Gustavo Mourão, Enfermeiros e Odontólogos.
O evento discutiu como o programa será executado e de que forma o público alvo que são os estudantes serão beneficiados com esse programa.
O tema abordado nesse ano e dado uma atenção redobrada será a obesidade, que poderá trazer sérias complicações para a crianças ou adolescentes, mais tarde se não for tomada às devidas providências no sentido de evitar complicações como doenças cardíacas, hipertensão arterial, etc.
Além dos casos de anormalidade de saúde que poderá ser detectado, o programa também tem como objetivo principal trabalhar na prevenção de doenças, com orientações de saúde a ser colocada em prática pelo aluno ou aluna, onde citamos, como exemplo, a escovação dos dentes de forma correta, higienização das mãos e dos alimentos, ao fazer suas necessidades fisiológicas tomar banho, etc.
O programa abrangerá a maioria dos aluinos da rede municipal de ensino, assim bem como grande parte das escolas também serão contempladas com o PSE.
O Programa Saúde na Escolafoi implantado na gestão passada, mais segundo algumas pessoas envolvidas no processo nessa época e que estão continuando nessa nova gestão disseram nesse encontro, que não houve muito proveito, diante da falta de tempo e da quantidade de pessoas a serem atendidas pelos profissionais de saúde nos PSFs, quando o serviço era concluído, já não tinha mais tempo e nem energia por parte do profissional suficiente para realizar os atendimentos nos PSE. Ou às vezes por falta de informação ou conscientização por parte da administração da maioria dos colégios, que eram contemplados com o programa, não faziam a sua parte e às vezes até atrapalhavam o andamento do programa por não dá incentivo ou as informações que chegavam até o local de ensino.
O PSE trabalha em sintonia entre as Secretarias de Saúde e Educação, onde na parte da educação, tem uma Coordenadora que é a Professora Áurea Monteiro, que ficará responsável pelo acompanhamento e cumprimento de metas nessa área por parte dos professores.
Como incentivo no cumprimento das metas, o Governo Federal disponibilizará de um incentivo financeiro por meio do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), para os profissionais envolvidos no processo e também para custear algumas despesas com a execução do programa.
Para esclarecer melhor sobre o PMAQ, a Diretora da 3ª DRS de Piripiri meriane Araújo fez uma explanação explicando com irá funcionar.
A contratualização das equipes já foi feito junto ao Ministério da Saúde. O segundo passo será a definição de metas que serão trabalhadas. Por último será a aprovação na sua totalidade ou não por parte do Ministério da Saúde.
Os profissionais estão otimistas com esse incentivo do Governo Federal, caso seja aprovado, que será destinado a eles no cumprimento das metas e ao mesmo tempo estão satisfeitos pela maneira como o assunto está sendo discutido e planejado pela Secretaria Municipal de Saúde.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.