O mutirão itinerante de ações sociais do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais está realizando atendimento na comunidade Serra dos Matões e tem boa procura de pessoas da comunidade e de outras que ficam localizadas na região como: São João, Carnaúbas, Caranguejo, que querem tirar seus documentos.
Os serviços a serem oferecidos são para a emissão de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, além de outras atividades.
A iniciativa é da Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, INSS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Emater.
A Prefeita Neuma Café, disse que "objetivo é fazer a inclusão social e produtiva dessas mulheres rurais?, referindo-se a uma das metas de sua gestão. ?A inclusão é o primeiro passo para o desenvolvimento?, completou.
Além da emissão gratuita de documentos, o programa também realiza ações educativas para esclarecer sobre aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade e outros benefícios.
As fotografias são feitas na hora. Os documentos registrados também serão entregues na hora, com exceção da carteira de identidade, enviada no prazo de 40 dias.
O atendimento será por todo dia de sábado na comunidade Serra dos Matões, em frente ao colégio.
Eu, estive lá e conversei com jovens filhas de trabalhadoras rurais como a Clenilda, que reside na comunidade Serra dos Matões, que afirmou" ser positiva a iniciativa da Prefeita por dá oportunidade as pessoas, principalmente os jovens de tirarem seus documentos de forma bem prática e sem custo, no seu caso RG e Carteira do Trabalho."
Já as jovens Ana Maria e Eduarda disseram que "oportunidades como essa é boa porque dá aos jovens a oportunidade deles terem seus documentos mais cedo e que o Expresso Cidadão venha mais vezes durante o ano ao município, que outras pessoas possam ter seus documentos também de forma gratuita?.
Seu Gonçalo Barros, pai da Ana Maria, disse que ?chegou na hora certa essa oportunidade de fazer com que sua filha tivesse esses documentos porque pela falta de condições ainda não tinha sido possível ela tirar esses documentos importantes porque só assim ela passa existir oficialmente hoje porque já tem seus documentos?.
A Secretária de Assistência Social Lourdinha, disse que ?a Prefeita Dra. Neuma Café não irá medir esforços no sentido de ampliar essas ações sociais para as famílias de baixa renda e que não só o Expresso Cidadão, com essa prestação de serviço importante e gratuito na emissão de documentos, mais também outras ações estarão sendo trabalhadas para serem trazidas ao município a custo zero, como o casamento comunitário?.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.