A Prefeitura de Pedro II, através da empresa Fundasolo, contratada para executar serviços de sondagem, está concluindo o trabalho de sondagem nos terrenos onde serão construídas unidades básicas de saúde (UBS).
O engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seinfha), Osvaldo Filho, e o gerente de Obras, Jair Uchôa, estão acompanhando os trabalhos da empresa na comunidade Mufumbo.
A sondagem é um processo de investigação do subsolo necessário para constatar a resistência do solo para a elaboração do projeto de construção, uma vez que é regulamentado pela NBR 6484. "Esse estudo propicia a realização dos cálculos das fundações", explica o engenheiro Osvaldo Filho.
Segundo Osvaldo Filho, a sondagem vai nortear a elaboração dos projetos estruturais das unidades de saúde. "Após os ensaios, serão emitidos relatórios que servirão como base para a elaboração dos projetos estruturais das unidades básicas de saúde", explica.
De acordo com a secretária de Saúde, Amanda Andrade, o valor destinado para cada unidade básica, tipo 01, é de R$ 408.000,00 (quatrocentos e oito mil reais). Os recursos estão assegurados pelo Ministério da Saúde.
A prefeita Neuma café afirmou que, além da UBS do Mufumbo, serão construídas outras unidades de saúde nas comunidades Cantinho, Pequis, Corrente e Mamoeiro, onde, também, estão sendo concluídos os serviços de reconhecimento de solo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.