UFPI de Oeiras está garantida para o orçamento anual de 2013

UFPI de Oeiras está garantida para o orçamento anual de 2013

Assis consegue incluir Universidade Federal para Oeiras no orçamento de 2013 | Divulgação

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) conseguiu incluir, no Orçamento 2013 do Governo Federal, o projeto de expansão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para Oeiras. O parlamentar, que é membro da CMO (Comissão Mista do Orçamento), conseguiu a inclusão através do presidente da CMO, deputado Paulo Pimenta (PT/RS), e do presidente da subcomissão de Educação, deputado Waldenor Pereira (PT/BA). "A região de Oeiras precisa ter acesso a cursos voltados para as potencialidades regionais de modo a promover o desenvolvimento do estado", disse o parlamentar. O centro de ensino superior deverá atender a 17 municípios da região.

Desde 2009, o Deputado Assis desenvolve ações visando a implantação da Universidade em Oeiras para atender a região do Vale do Canindé com sete cursos, sendo cinco bacharelados e duas licenciaturas. A doação do terreno para construção da sede foi conseguida há dois anos, quando o reitor assinou protocolo de intenções e a equipe da UFPI elaborou projeto, que está orçado, inicialmente, em R$ 350 milhões. No final do ano passado, o deputado Assis conseguiu incluir recursos no Plano Plurianual para expansão da UFPI.

Em maio deste ano, durante reunião com a bancada federal do PT em Brasília, o ministro da Educação, Aluízio Mercadante, havia assegurado a criação de uma Universidade Federal na cidade de Oeiras, garantindo a continuidade do processo de estudo do projeto através de análise de equipes do Ministério da Educação.

Mais UFPI. No ano passado, o deputado Assis também conseguiu o empenho de R$ 1,8 milhão de emenda parlamentar para o campus de Bom Jesus. E articula a implantação de um campus da UFPI em Esperantina para atender a região dos Cocais que precisa de maior qualificação para desenvolver potencialidades como a piscicultura.

Fonte: Da Redação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES