Programa Água Para Todos realizou a Capacitação do Conselho Gestor Municipal

Programa Água Para Todos realizou a Capacitação do Conselho Gestor Municipal

Grupo Participante da Capacitação do Programa Água Para Todos | SEMCOM Ipiranga Izaias Pontes

Aconteceu na tarde de ontem (14/05) a Capacitação do Conselho Gestor Municipal (CGM)do Programa de Universalização do Acesso e Uso da água (Água Para Todos).

A capacitação foi promovida pela Codevasf através da Engecor Engenharia que enviou as Assistentes Sociais Regiane Costa e Raquel Moura acompanhadas pelo Engenheiro Civil José Filho realizarem a capacitação e levantamento do local a ser beneficiado pelo Programa.

Na Capacitação ficou decidido que a primeira localidade a receber o Programa Água Para Todos foi ?Contador? em Furta-lhe a Volta.

Na cidade de Ipiranga o CGM vai funcionar assim:o Elvis Ramos será o Presidente do CGM, José Ilton Vice-Presidente e João Fontes secretário.

O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.

O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

O fornecimento de água de qualidade para o público beneficiado, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado através da instalação dos seguintes equipamentos:

a) cisternas de consumo;

b) cisternas de produção;

c) sistemas coletivos de abastecimento de água;

d) kits de irrigação;

e) pequenas barragens.

Até 2014 serão construídas 750 mil cisternas para o programa, sendo de competência do Ministério da Integração, 300 mil cisternas de consumo e 6 mil sistemas coletivos de abastecimento para o consumo humano. Em relação à produção agrícola e pecuária, serão implantadas 20 mil cisternas de produção, 20 mil pequenos sistemas de irrigação e 3 mil barragens de água pluvial.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES