No final da manhã de hoje estiveram reunidos na Sala dos Conselhos os membros indicados para a composição do novo conselho municipal de assistência social que deverão atuar junto à Secretaria de Assistência Social como meio de participação da sociedade na gestão pública, com função deliberativa e fiscalizadora das ações do setor social.
Representantes da assistência social, secretaria de cultura, secretaria de educação, sindicatos, APAE, foram assim nomeados pela atual gestão e formarão o referido conselho por um mandato de dois anos (2013-2015).
A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social - Lei 8.742/1993. É orgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil que além de desempenhar o papel específico definidos por lei, prestam um relevante serviço social. Impossível não reconhecer a importância dos conselhos na perspectiva de construir uma administração democrática e participativa.
O novo Conselho de Assistência Social passou assim a ser composto por: Derisvaldo Xavier de Sousa, Francisca Moura, Maria de Fátima, Maria Luzilene, Francisco da S. Vieira Filho e Romualdo como titulares, e Édson Mendes, Eliza Lopes, Antonio Miguel, Bernadete Lopes, Gardênia Maria e Aurisdete Rocha como suplentes. A mesa diretora ficou assim composta por: Maria Luzileide - presidente; Francisca Moura - vice-presidente e Romualdo - secretário. O CMAS conta ainda com o acompanhamento técnico dos Assistentes Sociais Socorro Leite e Rômulo Hommero.
Na oportunidade houve a apresentação do Plano de Execução do IGD/SUAS.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.