A Secretaria Municipal de Saúde realizou neste último sábado uma Campanha de Vacinação contra a Raiva. Os pontos de vacinação foram instalados no centro da cidade; na Praça Monsenhor Lopes, no Bairro Sossego e no Bairro Liberdade. Grande parte da população inhumense levaram seus Cães e Gatos para serem imunizados.
A adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva tem mantido o município livre da raiva em humanos e em cães e gatos.
Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.
O que é a Raiva?
A raiva é uma doença grave causada por um vírus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos animais mamíferos.
O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de um outro animal ou pessoa.
Depois do início dos sintomas, os mamíferos normalmente adoecem e morrem, em média, em 10 dias.
Sintomas da Raiva:
Os sintomas da Raiva podem demorar a aparecer. O período de incubação do vírus dura de semanas a meses, dependendo do local que foi inoculado (local da mordida), mas após atingir o sistema nervoso do animal, este pode apresentar os seguintes sinais de forma progressiva e rápida:
? Mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade, isolamento);
? Cães e gatos apresentam ?tiques? como se estivessem mordendo o ar;
Em cães doentes, o latido torna-se diferente, parecendo que o animal esta rouco;
Salivação abundante;
? Dificuldade para engolir;
? Fotofobia (aversão à luz);
? Mudança nos hábitos alimentares;
? Paralisia das patas traseiras.
Diagnóstico da Raiva:
Se o animal apresentar qualquer alteração física ou comportamental, leve-o imediatamente ao médico veterinário, para que ele faça uma avaliação sobre o estado de saúde de seu cão ou gato. Na suspeita de doença neurológica, deve-se sempre avaliar a possibilidade da infecção da Raiva e instituir os exames complementares para o diagnóstico.
Lembre-se: Nunca abandone ou sacrifique seu animal que está apresentando sintomas neurológicos sem saber a causa. Muitas doenças virais apresentam sintomas parecidos com a Raiva, como a Cinomose, que não afeta os seres humanos e possui tratamento. Sempre leve o seu cão ao médico veterinário, ele saberá diagnosticar se o caso é referente à Raiva ou não.
Fotos: Juerismar Rodrigues
Com informações do wspabrasil.org
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.