A Secretaria Municipal de Saúde de Inhuma realizou neste sábado dia (21), uma Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A adesão da população às Campanhas de Vacinação Contra Raiva é a única maneira de manter o município livre da raiva em humanos e em cães e gatos. Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.
Agora o proprietário deve identificar, no cartão de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal RGA. Este cartão ou comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.
Informações úteis:
? A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;
? Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;
? Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;
? Nunca provoque um animal;
? Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;
? Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias;
Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:
1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 2224-5500 (plantão 24 horas).
5. Para maiores informações de como previnir agressões por cães e gatos consulte o Manual de Prevenção contra Agressão por Cães e Gatos
Imagens!
Fotos: Juerismar
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.