A Prefeitura de Cocal está reestruturando a saúde. Encontra-se está em andamento a recuperação, reforma e ampliação de seis postos de saúde, além da construção de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), aumentando significativamente a capacidade de atendimento da Atenção Básica de Saúde no município.
As cinco UBS estão sendo erguidas no Bairro São Pedro, Faveira, Jabuti, Olho d"água e Vidéu. Cada uma é orçada no valor de R$ 404.427,71 (Quatrocentos e quatro mil, quatrocentos e vinte e sete reais e setenta e um centavos), adquiridos pela atual administração, através da aprovação de projetos bem elaborados junto ao Ministério da Saúde. Os recursos são repassados em três parcelas; a primeira parcela corresponde a 10% do valor, a segunda a 65% e a última a 25%. Os recursos financeiros são transferidos diretamente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde fizeram a elaboração da proposta junto ao programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde e o Ministério da Saúde aprovou. Agora os postos de saúde das comunidades Boíba, Campestre, Carpina, Contendas, Mutirão e Santo Hilario, que passam por reformas, seguirão um projeto padrão, na qual visa atender as normas técnicas e de acessibilidade. Portanto, os novos postos serão adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, com rampa de acesso para cadeirantes, portas mais largas e corredores mais amplos.
Cada posto contará com varias dependências, sendo um consultório médico, um consultório odontológico, sala de curativos, sala de verificação de pressão, sala de esterilização e sala de apoio, além de banheiros e sala de reunião. A construção, reforma e ampliação dessas unidades, proporcionará conforto aos pacientes e para os profissionais da saúde, contribuindo para a humanização do atendimento.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.