Retomada da extração do ouro na Serra Pelada beneficiará garimpeiros de Amarante

Retomada da extração do ouro na Serra Pelada beneficiará garimpeiros de Amarante

Serra Pelada - Nova estrutura | Globo.com

Interditado pelo governo federal em 1992, quase 20 anos após o seu fechamento, o garimpo de Serra Pelada no Pará se prepara para uma nova fase de exploração ainda em 2012; diferentemente dos anos 80, desta vez, totalmente mecanizada.

A novidade assegura aos garimpeiros amarantinos, legalmente reconhecidos, através da Coomigasp, Cooperativa de Mineração dos garimpeiros da Serra Pelada, o direito aos percentuais de 25% da produção que serão divididos em partes iguais entre os 37 mil associados que participaram das explorações no auge do garimpo nos anos 80. A Coomigasp explica que eram 49% e, em razão da cláusula contratual que determinada que ?a empresa parceira iria investir sozinha até R$ 18 milhões em pesquisas, este percentual foi reduzido para 25%, devendo ser dividido em partes iguais aos associados o que excedesse ao valor.

Amarantinos que reconhecidamente fazem parte do quadro de associados da Coomigasp: Maria Rodrigues, José Paulo, José Reinaldo, José de Irica, Osman Batista e Ocílio Feitosa.

Previstas, 50 mil toneladas de minério, entre ouro, paládio e platina serão extraídas nos próximos dez anos, sendo portanto, a exploração mais farta em toda a história da exploração do ouro no Brasil.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES