Retomada da extração do ouro na Serra Pelada beneficiará garimpeiros de Amarante

Retomada da extração do ouro na Serra Pelada beneficiará garimpeiros de Amarante

Serra Pelada - Nova estrutura | Globo.com

Interditado pelo governo federal em 1992, quase 20 anos após o seu fechamento, o garimpo de Serra Pelada no Pará se prepara para uma nova fase de exploração ainda em 2012; diferentemente dos anos 80, desta vez, totalmente mecanizada.

A novidade assegura aos garimpeiros amarantinos, legalmente reconhecidos, através da Coomigasp, Cooperativa de Mineração dos garimpeiros da Serra Pelada, o direito aos percentuais de 25% da produção que serão divididos em partes iguais entre os 37 mil associados que participaram das explorações no auge do garimpo nos anos 80. A Coomigasp explica que eram 49% e, em razão da cláusula contratual que determinada que ?a empresa parceira iria investir sozinha até R$ 18 milhões em pesquisas, este percentual foi reduzido para 25%, devendo ser dividido em partes iguais aos associados o que excedesse ao valor.

Amarantinos que reconhecidamente fazem parte do quadro de associados da Coomigasp: Maria Rodrigues, José Paulo, José Reinaldo, José de Irica, Osman Batista e Ocílio Feitosa.

Previstas, 50 mil toneladas de minério, entre ouro, paládio e platina serão extraídas nos próximos dez anos, sendo portanto, a exploração mais farta em toda a história da exploração do ouro no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES