Piauí sem liderança política durante 11º CNTTR em Brasília

Piauí sem liderança política durante 11º CNTTR em Brasília

11º Congresso | Elisângela Moura

O Piauí está no 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTT), em Brasília(DF), representado pela Federação dos Trabalhadores em Agricultura (FETAG) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) do estado, inclusive, o de Amarante.

O evento, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), está acontecendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães desde ontem(04) e será concluído no próximo dia 08, sexta-feira.

Desde a abertura do encontro, às 19h de ontem (04), há a participação de lideranças e autoridades dos governos federal e estadual, senadores, representantes da sociedade civil e de organizações internacionais. Das unidades da federação brasileira, o Piauí é o único que não está representado por autoridade e/ou liderança política, no congresso.

O fato tem constrangido aos delegados piauienses e aos membros da Fetag (PI). O presidente e a tesoureira da federação, Evandro Luz e Elisângela Moura, respectivamente, consideram que o momento é de construção coletiva e de busca por transformações sociais, econômicas e políticas para o Piauí.

Para a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, Ronalva Feitosa, nada justifica. ?Temos delegados dos municípios do Estado. A Fetag está fazendo a sua parte. Nossa revolta é grande com a falta de uma liderança política do Piauí. Nos doamos em prol dos movimentos sindicais, para mim, bastaria apenas que essas lideranças políticas fizessem a sua parte. Nada justifica essa ausência!?

?O Congresso está indo bem e é muito importante para o nosso movimento sindical. Apesar de a Delegação estar boa e o pessoal estar otimista, lamentamos não ter nenhum político que represente o nosso estado nesse congresso. No movimento sindical, a gente defende a política partidária e, nesses momentos, precisamos ter um político que apresente propostas em benefício do nosso Piauí?, disse Rosalina Rodrigues, representante da Fetag em Eliseu Martins (PI).

Segundo dados da Contag, o Brasil tem mais de 4000 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, nas 27 unidades da federação. ?Essa é uma demonstração da nossa unidade enquanto movimento de resistência e luta. Que o nosso passado sirva de reflexão para os futuros desafios nos próximos 50 anos?, disse Alberto Broch, presidente da instituição, durante a abertura do congresso.

O Congresso reúne trabalhadores de todo o Brasil e traz o tema ?Fortalecendo o Movimento Sindical para melhorar a qualidade de vida no campo?. O propósito é a reflexão acerca da conjuntura de vida e trabalho da categoria, bem como a constituição de um espaço formativo, avaliativo e propositivo, apontando novos rumos para o fortalecimento da luta da classe trabalhadora rural.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES