"2012 foi um ano difícil para o agricultor", reconhece o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em visita às roças comprometidas de alguns dos lavradores de Amarante. Dados aproximados da entidade apontam que 90% das lavouras já se perderam pela falta de chuvas. Consequentemente indicam que a produção em 2012 não será suficiente para o plantio no próximo ano.
Um trabalho de luta, idealizado pelo STR, que visa amenizar o prejuízo dos agricultores do município, está sendo executado desde ontem (17), iniciado com visitas às comunidades afetadas, a exemplo do Novo Estado e Macambira. Concluídos os trabalhos, um relatório do STR será encaminhado aos órgãos dos governos estadual e federal para adoção de medidas emergenciais.
O tesoureiro e o secretário geral do STR, José Pereira e Leomar Duarte, respectivamente, estão à frente da força tarefa que, até o momento, não tem prazo para a conclusão.
A Sra. Maria José da Conceição, da comunidade Macambira ( aproximadamente 44Km de Amarante), teve perda absoluta da lavoura. Com ela, outros lavradores totalizam 15 hectares com perda total. ?Nem chovendo, há como recuperar as roças!?, disse Maria José.
?Recursos nós não temos! Mas temos disposição para travarmos uma luta com as esferas governamentais em busca de recurso para os nossos agricultores?, declarou José Pereira.
PERDA DA LAVOURA EM COMUNIDADES DE AMARANTE (FOTOS - LEOMAR DUARTE)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.