Amarante chora por Isaac Vilarinho

Amarante chora por Isaac Vilarinho

Amarante chora a perda de Isaac | blog/amarante

Faleceu neste 25/06, o Monsenhor Isaac Vilarinho. Ele já se encontrava bastante debilitado e, devido ao estado de saúde, não celebrava mais. O seu trabalho em Teresina notabilizou-se em sua atuação marcante na Paróquia Nossa Senhora das Graças, também conhecida como ?Capelinha de Palha?.

A atuação do padre se deu nas cidades de: Teresina, Campo Maior, União e Amarante. Na cidade de Da Costa e Silva, Isaac Vilarinho construiu sólidas amizades e deixou o seu nome gravado em acontecimentos religiosos memoráveis. Foi no seu comando que aconteceu o centenário da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante, em 1961. Nessa data, o padre organizou um trabalho de resgate cultural. Foram apresentadas danças folclóricas da cidade e vindas da zona rural que ficaram imortalizadas através de grupos até hoje existentes. Como exemplo: ?Cavalo Pianco? e ?As doze Danças Portuguesas?.

Isaac Vilarinho, intelectual, e numa demonstração de amor por Amarante que ele considerava como sua terra natal, compôs a letra poética do Hino Municipal. Ele sempre visitava a terra que tanto amava, principalmente nos momentos culturais onde as danças e outras expressões populares eram exibidas. Familiares do padre, amigos, pessoas que cultivam a cultura em Amarante estão lamentando a grande perda.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES