Médicos vão implantar primeiro olho biônico humano do mundo

Após o sucesso de experimentos com animais, o projeto caminha para a fase de ensaios clínicos em humanos

Olho biônico | Monash University
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pesquisadores da Monash University, na Austrália, trabalham há mais de uma década no desenvolvimento de um dispositivo que pode restaurar a visão de pessoas cegas por meio de aparelhos implantados no cérebro. Nesta segunda-feira (14), a instituição de ensino anunciou que, após o sucesso de experimentos com animais, o projeto caminha para a fase de ensaios clínicos em humanos. A notícia está no site Olhar Digital.

A tecnologia, batizada de Gennaris, promete assistir pacientes com nervos ópticos comprometidos. Essa condição impede que os sinais captados pela retina sejam transmitidos para regiões do cérebro e resulta em quadros de cegueira. O sistema envolve um capacete equipado com uma câmera e uma unidade de processamento, que apresenta tamanho semelhante ao de um smartphone, dizem os pesquisadores.

Os dados captados pela lente são interpretados pela unidade de processamento, que envia as informações por conexão sem fio para circuitos complexos instalados nos cérebros dos pacientes. Os dispositivos convertem os dados da imagem em impulsos elétricos e os transmitem aos neurônios no cérebro por meio de microeletrodos mais finos que o fio de cabelo humano.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES