Falha de segurança no Android pode afetar 99% dos aparelhos

través desta brecha, usuário maliciosos podem controlar totalmente o telefone de outras pessoas.

Falha de segurança no Android pode afetar 99% dos aparelhos | Reprodução TechnoDominum
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os smartphones Android podem estar em risco. Pesquisadores da Blueblox, empresa especializada em segurança de dispositivos eletrônicos, descobriram uma falha de que pode afetar até 99% dos aparelhos com o sistema operacional do Google. Através desta brecha, usuário maliciosos podem controlar totalmente o telefone de outras pessoas.

O funcionamento do hack, obviamente, não foi divulgado pela BlueBox, mas a vulnerabilidade já existe desde o Android 1.6 e tem propriedades curiosas. Hackers poderiam explorar a falha para editar códigos de APKs legítimas, sem quebrar as assinaturas criptográficas delas. Dessa forma, seria possível inserir conteúdo malicioso nos programas a ser instalados.

Ao infectar o smartphone, uma notificação de update para o aplicativo apareceria para o usuário, que autorizaria o seu celular ser totalmente explorado ao invés de ser atualizado. Os pesquisadores afirmam que hackers conseguiriam até ganhar controle total do telefone do usuário a partir desta invasão primária.

A Bluebox notificou o Google sobre a falha em fevereiro e destaca que o Galaxy S4 é o único aparelho atualmente imune à falha ? o que sugere que um patch de segurança já deve existir para isso. De acordo com o CTO da empresa, Jeff Forristal, um update deve chegar aos aparelhos Nexus em breve. Procurado pelo site Engadget, o Google não comentou o caso.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES