Sobe para 13 número de mortes por leptospirose após cheias no Rio Grande do Sul

Doença é transmitida pela água suja, contaminada pela urina de ratos. Risco foi potencializado pelas inundações, que já deixaram 172 vítimas no RS.

Avalie a matéria:
Pessoa caminha sem proteção em área alagada em Porto Alegre | Foto: Reprodução/RBS TV

Após os temporais e enchentes no Rio Grande do Sul, o número de mortes por leptospirose subiu para 13, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). A SES confirmou cinco óbitos adicionais causados pela doença, que é transmitida pela água suja contaminada pela urina de ratos.

A primeira vítima identificada foi Eldo Gross, um homem de 67 anos, residente em Travesseiro, no Vale do Taquari. Todas as vítimas são do sexo masculino, com idades variando entre 30 e 69 anos, segundo o governo estadual. Além disso, sete outras mortes estão sob investigação pela SES, enquanto cinco óbitos foram descartados após análises.

A SES recebeu 3,6 mil notificações de casos de leptospirose, dos quais 242 foram confirmados. As chuvas intensas iniciaram em 29 de abril na Região dos Vales, afetando posteriormente a Região Metropolitana, o Vale do Taquari e o Sul do estado. O desastre resultou na morte de 172 pessoas e afetou 2,3 milhões de habitantes no RS.

LEPTOSPIROSE

A leptospirose, causada pela bactéria Leptospira interrogans, é transmitida pela exposição à urina de animais infectados, especialmente roedores. Em enchentes, a urina misturada à água contaminada pode infectar pessoas. A doença pode ser assintomática, mas em casos graves pode levar à falência de órgãos, com uma letalidade média de 9%.

COMO DESINFECCIONAR O AMBIENTE

Em áreas afetadas por inundação, é recomendável desinfetar o ambiente usando água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), na proporção de um copo para cada balde de 20 litros de água. 

Outras medidas de prevenção são:

  • manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados;
  • manter a cozinha limpa sem restos de alimentos;
  • retirar as sobras de alimentos ou ração de animais domésticos antes do anoitecer;
  • manter o terreno limpo e evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais.

Essas medidas auxiliam na prevenção da presença de roedores. Além disso, a exposição à luz solar também contribui para eliminar a bactéria responsável pela leptospirose.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES