Já são 324 as mortes causadas por uma semana de inundações no estado de Kerala, um dos mais turísticos na Índia, segundo novo balanço anunciado nesta sexta-feira pelo governo local. O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan, indicou num tuíte que seu estado "enfrenta as piores inundações em um século".
A administração de Kerala já havia descrito a situação como "extremamente grave", enquanto prosseguiam as operações de resgate. Em outro tuíte, Vijayan disse que 80 barragens foram rompidas e mais de 220 mil pessoas ficaram desabrigadas, estando agora em acampamentos improvisados. O ministro apelou por ajuda financeira para a região.
No estado indiano, que é famoso por suas praias paradisíacas, costuma chover com muita intensidade durante a estação das monções. Mas as chuvas foram especialmente fortes este ano. Mais de um milhão de turistas visitaram Kerala no ano passado, segundo dados oficiais.
Desde maio, 545 pessoas morreram no país em consequência das chuvas, que afetaram direta ou indiretamente mais de um milhão de habitantes. Os desabamentos de casas e muros também provocaram quase 80 mortes desde a semana passada no estado de Uttar Pradesh, a oeste de Bihar. Os estados próximos também estavam em alerta por causa das chuvas.