Satélite 'morto' da Nasa vai cair na Terra nesta quarta, dizem militares

De acordo com a agência espacial, o risco de alguém ser atingido pelo artefato é de 1 em 2.467

RHESSI, satélite morto da Nasa que vai cair na Terra nesta quarta-feira | Divulgação/Nasa
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O satélite RHESSI, sigla para "Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager", da NASA, que já foi aposentado, está previsto para colidir com a Terra nesta quarta-feira, de acordo com as últimas estimativas feitas pelos militares dos Estados Unidos nesta segunda. O satélite, que foi lançado há 21 anos atrás, pesa cerca de 300 kg e está entrando novamente na atmosfera terrestre cinco anos após ter sido desativado.

Segundo informações do O Globo, as estimativas oficiais indicam que a colisão deve ocorrer por volta das 22h30 no horário de Brasília, embora haja uma margem de erro de 16 horas para mais ou para menos. Não foi divulgada pela NASA qual será a zona de impacto do satélite.

Apesar da possibilidade de danos a pessoas, a NASA afirmou que o risco é mínimo, pois se espera que a maior parte do satélite queime durante a sua trajetória na atmosfera terrestre. A chance de alguém ser atingido pelo satélite é de aproximadamente 1 em 2.467.

A RHESSI foi lançada com a missão de obter imagens dos elétrons de alta energia que carregam grande parte da energia liberada nas explosões solares. Depois de 16 anos de operação, a NASA desativou a espaçonave devido a problemas de comunicação com o satélite.

Com informações do O Globo

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES