Rota de fogo: 'Cometa do Diabo' é visto no céu do Brasil; veja imagens

O cometa tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro e é apelidado de “Vulcão Frio” devido à sua intensa atividade criovulcânica

Fenômeno raro | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, tornou-se visível em todo o Hemisfério Sul a partir do domingo (21), ao atingir sua maior aproximação com o Sol. Antes visível apenas em países do norte do globo terrestre, o fenômeno agora pode ser observado no Rio Grande do Sul, com registros fotográficos divulgados pela MetSul Meteorologia.

COMETA COM CHIFRE: Descoberto em 1812, o cometa tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro, o triplo do tamanho do Monte Everest, e é apelidado de "Vulcão Frio" devido à sua intensa atividade criovulcânica, que expulsa gelo e gás, formando uma cauda em formato de chifre. Esta característica é a origem do apelido "Cometa do Diabo".

VOLTA AO SOL: O Observatório Nacional classifica o 12P/Pons-Brooks como um cometa do tipo Halley, com um curto período de órbita em torno do Sol, variando de 20 a 200 anos. O cometa leva cerca de 71,3 anos para completar uma volta em torno do Sol.

PRÓXIMO À TERRA: No início de junho, o cometa ficará mais próximo da Terra, a cerca de 232 milhões de quilômetros, mas ainda longe o suficiente para não representar riscos aos humanos. Embora ainda observável, binóculos serão necessários devido à distância do objeto ao Sol. Após sua passagem mais próxima da Terra, o cometa retornará ao sistema solar exterior e não será visto novamente até 2095.

'Cometa do Diabo' registrado no Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação/MetSul Meteorologia/Valdir Hobus

'Cometa do Diabo' visto do Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação/MetSul Meteorologia/Gabriel Zaparolli

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES