Os Estados Unidos reduziram de 48 para 12 meses o prazo para solicitar a renovação de vistos de não-imigrante, como de turista e intercâmbio, sem a necessidade de entrevista no consulado. O prazo começa a contar a partir da data de validade do visto, com variações dependendo do tipo de visto, conforme a embaixada.
Quem estiver com o visto vencido há mais de um ano ou solicitando o visto pela primeira vez precisará passar por entrevista, conforme informado na página da Embaixada dos EUA no Brasil. A mudança tem sido divulgada nos últimos dias por profissionais que fazem assessoria de viagem.
Veja a seguir os requisitos para renovação do visto de não-imigrante:
Para se qualificar para uma renovação de visto (com ou sem entrevista) é preciso:
- ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil;
- não ter perdido, cancelado ou revogado o visto anterior;
- não ter tido o visto recusado na última solicitação;
- nunca ter sido preso ou condenado por um crime; deportado ou impedido de entrar nos Estados Unidos.
Para, além de solicitar a renovação do visto, poder ser dispensado da entrevista, é necessário:
- ter um visto americano válido ou expirado há menos de 12 meses;
- ter menos de 14 e mais de 79 anos.
Mesmo que o viajante atenda a esses critérios, a autoridade consular pode exigir a entrevista, caso considere necessário.
Visto de intercâmbio ficou mais caro e teve a validade ampliada
Quem tiver os vistos J1 e J2 (para alunos, professores, pesquisadores e seus dependentes) aprovados precisará pagar uma nova taxa de US$ 102 (cerca de R$ 580 em 12 de fevereiro), conforme comunicado da embaixada dos EUA no final de dezembro.
A validade desses vistos foi ampliada de 12 para 24 meses. No entanto, o período durante o qual o viajante pode solicitar a renovação continuará sendo definido com base na data de término do curso, conforme indicada no formulário DS-160.