Em continuidade à parceria firmada em 2018 com a Embaixada Francesa, a Polícia Civil do Piauí participará de Curso de Negociação de Crises que será realizado na cidade de Sevres, na França. A oferta de vaga ocorreu após conversas entre o adido da França no Brasil, comandante Serge Giordano, e o delegado Riedel Batista, diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI).
Apenas duas vagas foram disponibilizadas para todo o Brasil, sendo uma delas reservada à Polícia Civil do Piauí. O delegado Júlio Castro, coordenador da Divisão de Operações Especiais do Estado do Piauí (D.O.E/PC-PI), representará os policiais piauienses no Curso de Negociação de Crises na Raid, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 do mês de março. Todo custo da viagem, passagens e hospedagem, e do curso em geral, será de responsabilidade do governo francês.
A técnica a ser repassada é baseada na doutrina do grupo de elite da França, Grupo de Intervenção da Polícia Nacional (Raid), conhecido internacionalmente pelo combate ao terrorismo na Europa e negociação de ocorrências de natureza criminosa utilizando-se das técnicas mais modernas na atualidade.
Desde 2015, diversos cursos têm sido disponibilizados pela Polícia Civil do Piauí com o intuito de qualificar os policiais do Piauí. Em 2017, outro curso nos moldes internacionais foi realizado em parceria com a Embaixada Norte Americana, por meio do Departamento de Polícia de Miami, relacionado a crimes de homicídios.
Em 2018, com a própria polícia francesa, foram ministrados os cursos de “Técnicas de monitoramento, campanas e detenção no âmbito da luta contra os entorpecentes” e “Técnicas de investigação sobre a cena de um crime”. Todos os cursos foram realizados na Academia de Polícia Civil do Piauí.