Os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton foram anunciados como os ganhadores do Nobel 2024 em Física pela Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (8). Eles compartilharão um prêmio total de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões). Hopfield é norte-americano e Hinton, britânico.
SOBRE AS DESCOBERTAS
A dupla foi agraciada pelo Nobel devido às suas "descobertas e invenções fundamentais que possibilitam o aprendizado de máquina com redes neurais artificiais". Essas redes são essenciais para o avanço da inteligência artificial (IA), permitindo que computadores executem tarefas complexas de maneira semelhante ao funcionamento do cérebro humano.
"Embora os computadores não possam pensar, as máquinas agora podem imitar funções como memória e aprendizado. Os laureados do Prêmio Nobel de Física de 2024 ajudaram a tornar isso possível", afirmou o comitê do prêmio, em uma publicação.
No ano passado, o prêmio de Física foi concedido a três cientistas por seus estudos sobre o mundo dos elétrons. Desde 1901, mais de 200 pessoas foram laureadas com essa distinção, que não foi atribuída em seis ocasiões: 1916, 1931, 1934, 1940, 1941 e 1942.
SOBRE OS VENCEDORES
Ambos os laureados dividem igualmente o prêmio, recebendo metade cada um pelo impacto de suas contribuições no campo da inteligência artificial. Geoffrey Hinton, nascido em 6 de dezembro de 1947 em Londres, é pesquisador na Universidade de Toronto e atuou como consultor no Google até sua saída em 2023.
Ele é um dos pioneiros em IA, reconhecido por suas inovações no reconhecimento de fala e classificação de imagens, tendo recebido prêmios como o Prêmio Turing, considerado o "Nobel da Computação".
John Hopfield, nascido em 15 de julho de 1933 em Chicago, é professor emérito da Universidade de Princeton. Ele é conhecido por suas contribuições à neurobiologia e à física teórica, tendo desenvolvido um modelo de rede neural que simula o funcionamento do cérebro humano. Sua pesquisa lhe rendeu prêmios como a Medalha Dirac e o Prêmio Albert Einstein.