Localizado asteróide que se aproxima da Terra a cada 3 anos

O cientista afirmou ser difícil calcular a trajetória desse tipo de objeto, pois sua rota é alterada conforme a força gravitacional dos planetas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um asteróide que a cada três anos passa junto ao planeta Terra foi localizado por um cientista russo. Vladimir Lipunov, professor na Universidade Estadual de Moscou, afirma que o asteróide '2014 UR116' não traz riscos imediatos ao planeta, mas que, em uma eventual colisão poderá provocar uma explosão mil vezes maior do que a que aconteceu em 2013, na cidade russa de Chelyabinsk.

De acordo com o cientista, a rota desse tipo de objeto espacial é difícil de calcular, já que sua trajetória se altera em função da força gravitacional dos planetas. "Temos que estar atentos a este asteroide permanentemente porque o menor erro nos cálculos pode ter consequências graves", avisa o cientista.


Sobre o '2014 UR116', a NASA emitiu um comunicado: "Este asteroide de aproximadamente 400 metros tem um período orbital de três anos à volta do sol e regressa periodicamente à vizinhança da terra, mas não representa uma ameaça porque a sua trajetória não passa suficientemente perto da órbita do planeta".

A notícia surge em um momento que cientistas de todo o mundo se uniram num aviso em relação aos asteroides, considerando que estes podem ser o princípio do fim da Humanidade a não ser que se intensifiquem os esforços para os localizar e destruir, pedindo a criação de um sistema de detecção de asteroides.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES