As Olimpíadas de Inverno da Rússia começaram para valer neste sábado, primeiro dia de fato das competições, finalmente desviando os olhos do mundo das ameaças de militantes, uma lei "anti-propaganda gay" amplamente criticada e uma cerimônia de abertura que não correu de acordo com o roteiro.
Os Estados Unidos obtiveram o primeiro ouro no evento de slopestyle nas montanhas do Cáucaso, cerca de 40 quilômetros ao nordeste da cidade de Sochi, no Mar Negro, onde o principal parque olímpico está sediado.
O snowboarder norte-americano Sage Kotsenburg fez uma primeira volta quase impecável e venceu a prova de snowboard em meio ao som de rock e à dança dos torcedores, no dia de estreia da modalidade que visa atrair um público mais jovem aos Jogos de Inverno.
"Não tenho ideia do que está realmente acontecendo. É a coisa mais louca que já vi", disse Kotsenburg.
O presidente russo Vladimir Putin apostou sua reputação prometendo sediar uma Olimpíada segura e bem sucedida.
Cerca de 37 mil seguranças estão em alerta máximo em Sochi por conta das ameaças de grupos militantes islâmicos baseados na vizinha Chechênia, e em outras regiões do norte do Cáucaso, de atacar os Jogos entre os dias 7 e 23 de fevereiro, os mais caros de todos os tempos com um custo de 50 bilhões de dólares.
Analistas de segurança acreditam que um ataque é mais provável em outro local da Rússia para humilhar Putin, que desencadeou uma guerra para esmagar uma rebelião separatista chechena em 1999.
Dois homens-bomba mataram pelo menos 34 pessoas em dezembro em Volgogrado, 700 quilômetros ao nordeste de Sochi.
Agora que os Jogos estão em andamento, Putin espera que projetem a Rússia como uma potência ressurgente que finalmente se livrou dos grilhões do passado soviético.
A cerimônia de abertura, na noite de sexta-feira, buscou fazer exatamente isso, levando os espectadores em uma corrida pela história russa com números espetaculares criados em escala monumental.
A música de Pyotr Tchaikovsky, o romance "Guerra e Paz", de Leo Tolstói, o turbilhão da Revolução Russa e a pioneira exploração espacial soviética foram exibidos em velocidade estonteante diante dos 40 mil presentes e dos milhões que assistiam pela televisão.