Um deslizamento de terra na região de Zhouqu, província de Gansu, noroeste da China, matou 127 pessoas e deixou quase 2 mil moradores desaparecidas. O número anterior de mortos era de 96. As equipes de resgate cavam e retiram escombros para encontrar sobreviventes.
O incidente ocorreu após chuvas torrenciais que atingiram a região neste sábado, segundo informou a agência Xinhua. A população local é de etnia tibetana, e a área é dominada por íngremes colinas. Segundo a Xinhua, um vilarejo foi completamente soterrado.
Imagem de rede de TV estatal chinesa mostra região atingida pelo deslizamento, em ZhouquImagem de rede de TV estatal chinesa mostra região atingida pelo deslizamento, em Zhouqu (Foto: Reuters)
O deslizamento de terra derrubou casas e os destroços caíram no rio Bailong, que passa pela principal cidade de Zhouqu. Milhares de pessoas estão desabrigadas, e uma estação de água foi atingida.
Aproximadamente 50 mil moradores da região foram atingidos pelo temporal e cerca de 19 mil pessoas que moram próximo à área do deslizamento tiveram de deixar o local.
O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, partiu de Pequim neste domingo em direção à província. Cerca de 3.000 soldados foram enviados para a área para fazer o resgate.
Desde o começo de 2010, mais de 1.400 pessoas foram mortas em temporais na China. No Paquistão, nas últimas semanas, enchentes mataram mais de 1.600 pessoas.