O Ministério da Economia está prevendo o lançamento de um novo tipo de auxílio financeiro: o bônus de inclusão produtiva.No primeiro momento, apenas os trabalhadores informais seriam os beneficiados, mas o governo também pretende incluir os jovens que nem estudam e nem trabalham, os chamados "nem-nem".
A bolsa será mensal que pode variar entre R$ 200 a 300,00 para aqueles que não estudam e nem trabalham e possam investir em curso preparatório para conseguir um emprego. As empresas poderão contratar e treinar essas pessoas, oferecendo, portanto, uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.
O número de jovens "nem-nem" atingiu recorde no ano passado por causa da pandemia de Covid-19. De acordo com uma consultoria de análise de dados para a CNN, entre 2012 e 2020 o número de jovens fora da escola ou faculdade vinha diminuindo lentamente. No entanto, o percentual de pessoas dessa faixa etária que está fora do mercado de trabalho saltou no começo da disseminação da Covid-19 no Brasil no ano passado.
No fim de 2020, 25% das pessoas entre 15 e 29 anos nem estudavam e nem trabalhavam. No segundo trimestre de 2020, esse índice atingiu um recorde de 29%. Número de jovens que nem trabalham nem estudam aumentou na pandemia.