O volume dos intercâmbios comerciais no mundo registrou uma queda de 12% em 2009 em consequência da crise, no maior retrocesso desde 1945, anunciou o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.
"O comércio mundial se contraiu 12% em 2009, na maior desaceleração desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse Lamy em uma conferência organizada pelo European Policy Center, um centro de reflexão de questões europeias em Bruxelas.
O dado anunciado por Lamy é pior que o das últimas projeções da OMC, que no início de dezembro previa uma queda dos intercâmbios comerciais de 10% em 2009.
BRASIL:
No Brasil, a balança comercial brasileira se recuperou e registrou um resultado positivo (exportações menos importações) de US$ 735 milhões nas três primeiras semanas de fevereiro (entre os dias 1º e 21), segundo dados divulgados na segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Em janeiro de 2010, e também na primeira semana de fevereiro, a balança havia registrado déficits, com as importações superando as vendas ao exterior. Em fevereiro de 2009, foi registrado um superávit comercial de US$ 1,76 bilhão.
Internamente, o comércio fechou o ano passado com expansão de 5,9%, abaixo da taxa de 9,1% registrada no ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).