CVV promove caminhada à favor da vida neste domingo

As pessoas podem comparecer usando qualquer camisa da cor amarela

Avalie a matéria:
|

O mês de setembro chegou e, com ele, a campanha 'Setembro Amarelo - prevenção ao suicídio 2019'. Em Teresina, muita gente já se mobiliza em prol da campanha. E para celebrar a data, o Centro de Valorização da Vida (CVV) irá realizar neste domingo, dia 08, a 'Caminhada Pela Valorização da Vida'.

"Vamos reunir pessoas de boa vontade, para caminhar e discutir essa questão da prevenção do suicídio - o Setembro Amarelo", diz o coordenador de divulgação do CVV em Teresina, Eyder Mendes. A caminhada terá início às 17h30, nas proximidades do Shopping Riverside, até o Balão da Universidade Federal.

Eyder Mendes| Crédito: Gabriel Paulino

As pessoas podem comparecer usando qualquer camisa da cor amarela. "O que importa é a solidariedade das pessoas na caminhada, para mostrar força. Além dessa caminhada, o CVV vai promover várias palestras em escolas, igrejas, empresas, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), e onde houver necessidade", informa Eyder Mendes.

Ele explica ainda que, através do telefone para contato 9-9987-9849, as pessoas podem requisitar uma roda de conversa ou palestra, sobre o suicídio, que a entidade tenta encaixar, de acordo com a disponibilidade dos voluntários do CVV.

A mensagem principal do 'Setembro Amarelo' é que a prevenção ao suicídio é possível e que falar é a melhor solução. "As pessoas precisam falar. Essa é a melhor solução, além de trabalhar a questão emocional, buscar ajuda com psiquiatras ou até ajuda pontual, com os voluntários do CVV. Não somos profissionais, mas prestamos uma ajuda muito grande. A pessoa poder procurar ajuda através do telefone e poder conversar e se abrir".

O ideal, de acordo com Eyder Mendes, é perceber o problema antes mesmo que se agrave. Ao perceber por exemplo, na família ou entre amigos, qualquer mudança de comportamento (tristeza profunda, isolamento, etc.), o importante, diz o coordenador do CVV, é se oferecer para ouvir, mas nada de fazer críticas, julgamentos e ou oferecer soluções.

"Cada pessoa tem dentro de si as suas respostas. Basta ela ter um tempo para pensar e escolher as suas próprias ações e respostas. É assim que a gente faz no CVV: ouvir, escutando verdadeiramente o outro, compreendendo a sua dor. E deixar que ele seja o autor de sua própria história, que em determinado momento da sua vida ele irá encontrar a força e a resposta, qualquer que seja ela. E de também tomar ação para implementar a sua resposta", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES