Cúpula da Paz para a Ucrânia na Suíça termina sem consenso de países

No entanto, algumas nações, como México, Arábia Saudita e Índia, optaram por não assinar o documento.

Avalie a matéria:
Maioria dos 90 países na cúpula sobre a paz para a Ucrânia assinam declaração | Imagem: FDFA/ SRG-SSR

A presidente suíça Viola Amherd anunciou neste domingo (16) que a maioria dos 90 países presentes na Cúpula da Paz para a Ucrânia, realizada na Suíça, endossou a declaração final do evento. Alguns países, como México, Arábia Saudita e Índia, optaram por não assinar o documento.

Amherd, ao encerrar a reunião em Buergenstock, destacou que o comunicado final aborda temas como a segurança na utilização da energia nuclear, a proteção das rotas marítimas e o retorno das crianças deslocadas e dos civis detidos ilegalmente.

Ela também sublinhou a importância de incluir a Rússia em futuras negociações e reiterou o compromisso com o respeito à Carta das Nações Unidas. “O apoio dos líderes mundiais demonstra que o Estado de Direito Internacional pode ser restaurado, disse o presidente ucraniano”, Volodymyr Zelenskiy, na conferência neste domingo (16). 

Durante a sessão plenária de encerramento neste domingo (16), o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, rejeitou firmemente uma proposta de paz apresentada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, descrevendo-a como uma "visão completamente absurda". Sullivan argumentou que ceder às demandas de Moscou aumentaria a vulnerabilidade de Kiev a futuras agressões.

A declaração final do evento, apoiada pela maioria dos mais de 90 países participantes, foi um ponto destacado da reunião. No entanto, algumas nações, como México, Arábia Saudita e Índia, optaram por não assinar o documento.

A ministra das Relações Exteriores mexicana, Alicia Barcena Ibarra, declarou que não havia respaldo internacional para qualquer iniciativa de paz. Aliados europeus argumentaram que era necessário um esforço mais abrangente. 

A Rússia, que não foi convidada e expressou desinteresse em participar, considerou o evento uma perda de tempo, apresentando propostas concorrentes de forma remota. A ausência da China também foi notada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES