CEC exibe filme sobre tambor de crioula e reforça pleito por reconhecimento

O registro audiovisual, dirigido e roteirizado por Ricardo Pereira e Roberto Pereira, com produção executiva de Vivian Maggi e Elaini Pacheco, foi exibido para os alunos do CETI Governador Freitas Neto.

Avalie a matéria:
Conselho de Cultura defende reconhecimento do tambor de crioula do Piauí | Francy Teixeira/MEIO

Na última sexta-feira, 24 de maio, o Conselho Estadual de Cultura, em parceria com o Projeto Amicult Ocupa, o Comitê de Cultura do Piauí e o Coletivo Volta Ao Mundo, realizou a exibição gratuita do filme "Poetas do Tambor: Tambores, Mestres, Repentes e Baiadeiras"

O registro audiovisual, dirigido e roteirizado por Ricardo Pereira e Roberto Pereira, com produção executiva de Vivian Maggi e Elaini Pacheco, foi exibido para os alunos do CETI Governador Freitas Neto.

Após a exibição do filme, uma roda de conversa, organizada pela conselheira de cultura e vice-presidente nacional do ConeCTa, Poliana Sepúlveda, destacou a importância do tambor de crioula para a cultura piauiense. O debate com os estudantes foi conduzido pelos realizadores do filme, a roda de conversa foi seguida por um tour guiado pela Pinacoteca Afrânio Pessoa Castelo Branco.

Parceria e Educação

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí tem sido um importante parceiro na promoção da cultura no estado, apoiando ações que visam uma educação mais ampla, plural e integrada. A colaboração com o Conselho Estadual de Cultura e outras iniciativas culturais reforça o compromisso com a formação cultural dos jovens piauienses.

Valorização do Tambor de Crioula

O evento também marcou um importante passo na valorização do tambor de crioula. O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), que busca ampliar o acesso às políticas públicas de cultura e fortalecer a participação popular, apoia a iniciativa de reconhecimento do tambor de crioula como patrimônio registrado pelo IPHAN. O filme "Poetas do Tambor" documenta essa manifestação cultural, contribuindo para o processo de registro.

Durante a exibição, foram colhidas assinaturas para um abaixo-assinado que visa o reconhecimento do tambor de crioula como patrimônio estadual e reforça o pedido de registro nacional junto ao IPHAN. A mobilização busca garantir a preservação e valorização dessa importante tradição cultural do Piauí.

O evento foi um sucesso, demonstrando o poder da cultura em unir comunidades e fortalecer a identidade cultural do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES