O sonho de Oscar Pistorius está bem próximo de se tornar realidade. Após ser o primeiro deficiente físico a disputar um Mundial de Atletismo, o sul-africano conseguiu o índice necessário para disputar as Olimpíadas. Neste sábado, em Gauteng North, o atleta biamputado percorreu a distância em 45s20, um décimo mais baixo do que a marca mínima para ir a Londres, e agora aguarda a confirmação da Federação Sul-Africana de Atletismo de que ele é o dono de uma das vagas do país.
- Estou extremamente feliz por ter conseguido a classificação olímpica. É um grande momento para mim e tentarei dar meu melhor ? disse.
Aos 26 anos, Pistorius é recordista mundial nos 100m, 200m e 400m rasos para amputados na classe T 44. Ele teve as duas pernas amputadas quando tinha apenas 11 meses de idade, mas sempre esteve envolvido no esporte, tendo competido em rúgbi, polo aquático e tênis. O "Blade Runner", como ficou conhecido, ganhou fama internacional quando tentou se classificar para as Olimpíadas de 2008, em Pequim. Ele teve que enfrentar uma proibição da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) de competir em provas que não fossem paralímpicas, já que que suas próteses de fibra de carbono tinham sido consideradas uma vantagem injusta pela entidade.
O caso foi levado ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), e o sul-africano foi inocentado em 2008. Mas o processo legal o atrapalhou, e ele não chegou nem perto do tempo de qualificação para Pequim. Em 2011, venceu foi definitivamente liberado para participar de grandes competições convencionais com atletas não paraolímpicos. No Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, foi prata por disputar a semifinal no revezamento 4 x 400m, além de ser semifinalista nos 400m rasos.
Nos Jogos Paralímpicos, Pistorius possui cinco medalhas, sendo quatro de ouro. Este ano, recebeu o Prêmio Laureus, o ?Oscar? do esporte.