Veja 7 medicamentos que você deveria parar de tomar por conta própria - Eno

A automedicação, ou a “arte” de tomar remédio por conta própria; é uma prática bem comum aqui no Brasil - Eno

Slide 3 de 7

Eno

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

À base de bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico, o Eno se trata de um pozinho solúvel em água, muito usado contra a queimação no estômago. Mas, mesmo se tratando de um dos medicamentos mais consumidos e, ao mesmo tempo, menosprezados dessa lista, é preciso ter cuidado com o consumo desse remédio.

Especialistas dizem que dois envelopes de Eno chegam a conter 1,7 gramas de sódio, quase toda a porção que uma pessoa adulta poderia consumir durante o dia inteiro, já que recomendado são 2 gramas. Por esse motivo, ele é um verdadeiro veneno para pessoas que sofrem de hipertensão e problemas cardíacos.

Mas a lista de contraindicações não para por aí. O uso excessivo de Eno pode até mesmo alterar o pH do estômago, que é como os especialistas chamam o nível de acidez desse órgão. Como consequência, os rins e os pulmões ficam sobrecarregados.

Isso, sem contar que antiácidos atrapalham na absorção dos nutrientes e fazem com que as defesas naturais do suco gástrico, presente no estômago, despenque; aumentando as chances de contaminações alimentares.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES