Usar óculos de grau faz a miopia piorar? Descubra

Será que essa crença faz algum sentido?

| Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nem todo mundo que precisa de óculos de grau faz uso dele, e os motivos são variados: se achar feio com o acessório, não se adaptar, acreditar que não precisa... Fora isso, tem muita gente que evita ou adia a utilização de lentes corretivas com medo de piorar a visão e se tornar cada vez mais depende delas. Mas será que essa crença faz algum sentido?

Usar óculos faz a miopia progredir? De forma alguma. O que acontece é que quem precisa de óculos passa a enxergar melhor com ele e, consequentemente, se sente mais confortável. Por conta disso, a frequência de uso aumenta, dando a impressão de que os olhos estão viciados.

Tem mais: é normal o grau subir ou até surgir com a idade e o estilo de vida, fazendo com que o usuário tenha cada vez mais necessidade do acessório, e, com isso, pense que é ele o culpado pela piora da visão, quando, na realidade, não causa interferência na progressão dos problemas oculares.

Em boa parte dos casos, os graus se estabilizam entre 18 e 21 anos, com ressalva para a presbiopia (entenda melhor a seguir), popularmente conhecida como vista cansada, que tende a surgir após os 40 anos e seu equilíbrio ocorrer por volta dos 60 anos.

Por que precisamos de óculos? É necessário usar óculos quando os olhos não focalizam uma imagem com nitidez, embaçando a visão -- normalmente, essa situação vem acompanhada de dor de cabeça, desconforto visual, dor nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, visão turva e olhos avermelhados.

Como explica o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o problema acontece quando o feixe de luz ambiente, que atravessa o globo ocular para formar a imagem na retina, sofre algum desvio provocado pela anatomia do olho, impedindo a perfeita revelação da imagem na retina.

A causa são os erros de refração: astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES