Síndrome do olho vermelho cresce e pode virar doença mais grave - Conjuntivite

Durante o verão, a síndrome do olho vermelho é 20% mais comum e pode estar relacionada a várias doenças. - Conjuntivite

Slide 2 de 10

Conjuntivite

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A conjuntivite é uma inflamação causada por bactéria, vírus ou contato com algum alérgeno. Quando é do tipo bacteriana ou viral, pode ser extremamente contagiosa e começar num olho só. Geralmente, as pessoas passam as mãos nos olhos para coçá-los, o que faz com que o olho que não estava doente também se contamine. 

Uma das grandes vilãs para a conjuntivite é a água do mar e das piscinas e, por isso, as crianças que costumam abrir os olhos dentro da água são muito afetadas, especialmente porque no caso do mar, o sal aumenta a perda da lágrima que protege a superfície do olho. Essa proteção fica suspensa na superfície pela córnea , uma membrana muito fina, com apenas 0,5 milímetros. 

“No mar, este hábito facilita a contaminação por micro-organismos”, conta o oftalmologista Leôncio. As piscinas, por sua vez, não oferecem um cenário melhor: o cloro pode ser responsável pelos olhos vermelhos, mas não apenas ele. Até as mais bem tratadas possuem bactérias causadoras da conjuntivite. Elas estão presentes na urina, muco, suor, maquiagem e protetor solar, por exemplo.

O excesso de filtro solar ao redor dos olhos também pode ser responsável pela conjuntivite tóxica, que é uma reação alérgica pelo contato da mucosa ocular com substâncias do protetor.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES