Você sabe qual é a distância máxima que o seu olho pode enxergar? Se você estiver olhando para o horizonte, a resposta é facílima: 5 quilômetros. Porém, isso acontece porque essa é a distância da curvatura da Terra, mas, se você enxerga o Sol e a Lua, essa distância deve ser bem maior, não é mesmo?
Para você ter uma ideia, se o nosso planeta fosse plano, você poderia ver a chama de uma vela a uma distância de 50 quilômetros. Claro que teria que ser à noite e com escuridão total para isso. Já ao olhar para o céu, a maior distância visível a olho nu é a da galáxia de Andrômeda, que fica a 2,6 milhões de anos-luz da Terra. Isso só é possível por conta do 1 trilhão de estrelas que formam a galáxia e emitem fótons o suficiente para serem vistas aqui.
Mas essa distância não é aleatória: em 1941, o cientista Selig Hecht fez um experimento para determinar o número mínimo de fótons necessários que precisam atingir a nossa retina para formar uma imagem. O limiar absoluto da visão pôde ser determinado depois que voluntários se adaptaram a um quarto escuro e foram submetidos a flashes de luz de até 510 nanômetros. Eles atingiam a visão mais periférica da retina, que é rica em bastonetes de detecção luminosa.