"Hello”, “bye bye”, “Amy” e “one, two, three” são algumas das palavras que a orca Wikie aprendeu com os treinadores do Marineland Aquarium, em Antibes, França. O treinamento faz parte de uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, na Escócia.
Em estudos anteriores, as orcas já haviam demonstrado a habilidade de se comunicar com outras espécies. Esta é a primeira vez que uma delas é treinada para repetir sons humanos.
Uma pesquisa de 2014 mostrou que as orcas também têm a habilidade de se comunicar com outras espécies. Ao longo de três anos, três orcas conviveram com golfinhos e acabaram mudando suas vocalizações para algo mais semelhante ao deles, incluindo sons de cliques e assobios, característicos dos golfinhos.
A pesquisa da Universidade de St. Andrews quer ajudar a explicar essa habilidade de comunicação das orcas ensinando a repetir alguns sons humanos.
Aprendendo a falar
A imitação das orcas não chega a ser tão fiel quanto a dos papagaios, mas é um dos poucos mamíferos que tem a capacidade de reproduzir sons como os humanos. "Em mamíferos, isso é muito raro", diz o pesquisador Josep Call, em entrevista à BBC. "Humanos obviamente são bons nisso. Curiosamente, os outros mamíferos que fazem isso bem são marinhos."
Os sons de Wikie foram produzidos enquanto ela estava parcialmente imersa na água, com a cavidade nasal exposta na superfície (sons feitos embaixo d’água são completamente diferentes). Para reproduzir os sons, a orca foi ensinada a controlar a pressão do orifício, que é usado para expelir água e respirar.
Ouça a orca repetir palavras em inglês: