Embora o cor dos olhos seja frequentemente considerado uma característica genética permanente, tanto em adultos quanto em crianças, há momentos em que ela pode mudar. Em bebês com menos de um ano, é relativamente comum observar mudanças na cor dos olhos, especialmente de azul para marrom.
Por que isso acontece? Essas mudanças podem estar relacionadas à quantidade de pigmento presente nos olhos, principalmente a melanina, que oferece proteção contra danos solares. Olhos castanhos geralmente têm níveis mais altos de melanina do que olhos azuis, e a cor dos olhos pode mudar à medida que os níveis de melanina se acumulam ao longo do tempo.
No entanto, a alteração do cor dos olhos após a infância é mais rara e está geralmente associada a lesões, infecções ou danos solares. Por exemplo, uma lesão pode resultar em sangramento no olho, causando uma mudança no coração da íris. Um dos maiores exemplos é David Bowie, que tinha olhos de cores diferentes: um azul claro e outro escuro.
A diferença de cor se devia a uma lesão no olho esquerdo sofrida em uma briga na adolescência. O golpe danificou os músculos do olho, causando dilatação permanente da pupila e afetando a visão. Bowie passou por diversas cirurgias, mas nunca recuperou totalmente a visão no olho esquerdo.
As infecções também podem afetar a pigmentação ocular, assim como o surgimento de manchas na íris, como as manchas de Brushfield associadas a síndrome de Down, ou os nódulos de Lisch, um sinal da neurofibromatose tipo 1.
Se houver uma mudança dramática no cor dos olhos de alguém com mais de um ano, é aconselhável procurar um médico. Embora os olhos possam parecer mudar de cor devido a fatores como dilatação da pupila ou mudança de iluminação, uma mudança real no cor dos olhos pode ser indicativa de um problema subjacente.