Uma porção de água que surgiu no meio do nada, na Tunísia, em 2014, e causou estranheza entre os moradores da localidade.
A Tunísia bem no norte da África e possui uma grande extensão de desertos. Naquele ano, a seca estava ainda mais forte, então ninguém esperava que um lago fosse surgir do nada. Mesmo assim, em agosto, uma grande concentração de água surgiu na região de Gafsa, a 360 km de Tunes, capital do país.
A descoberta foi feita por Mehdi Bilel enquanto ele voltava de um casamento no norte do país. O lago não estava lá dias antes, então de onde é que ele surgira? Rapidamente, a notícia se espalhou e virou uma atração turística, principalmente por conta do calor, que era próximo aos 40 graus Celsius.
Isso se tornou um problema, já que a região é rica em fosfato, usado em fertilizantes, pesticidas, detergentes, fósforos e armas químicas, ou seja, não seria muito aconselhável nadar nas águas desse lago. Os moradores, no entanto, ignoraram esses avisos e nem mesmo a alta concentração de algas que surgiu poucos dias depois afastou os curiosos. Esse detalhe pode significar que as águas estavam paradas e não sendo renovadas, sendo potencialmente perigosas e contaminadas.
Acredita-se que um leve tremor de terra possa ter aberto uma fissura que encontrou um bolsão de água subterrâneo e jogou toda essa massa líquida para a superfície. O Lac de Gafsa possui profundidade de até 18 metros e cobre uma área de um hectare.