Um jovem britânico chamado Liam Pierce passou 12 anos se alimentado apenas com tomates. Molho de tomate, sopa de tomate, compota de tomate, Feijão “entomatado”, pizza de tomate, ketchup e tomate ao natural foram as comidas da dieta do jovem.
Ele contou que haviam coisas que não eram tomates, mas sempre colocava bastante ketchup. E nada de outras frutas ou legumes, só tomate mesmo.
Mas se engana que o jovem tenha feito isso porque gostava. Ele descobriu recentemente que sofria de um transtorno psiquiátrico que quando pensava em comer outros alimentos, era a mesmo de uma pessoa com aracnofobia ao ver uma aranha.
Essa doença é conhecida como “síndrome de alimentação seletiva”, também conhecida como SED ou ARFID, na sigla em inglês. Os especialistas contam que trata-se de uma neofobia alimentar (aversão a alimentos novos) que afeta principalmente as crianças e pode se estender até a adolescência.
Essa doença pode levar a deficiência nutricional, o que pode prejudicar o desenvolvimento intelectual, o crescimento, as defesas e desempenho acadêmico.
Segundo uma pesquisa do Royal College of Psychiatrists, no Reino Unido, cerca de 12% das crianças de três anos de idade sofrem de forma persistente deste distúrbio e são extremamente exigentes com a comida, mas menos de 1% o desenvolve na idade adulta.
Especialista dizem que essa síndrome é pouco estudada que pode resultar em isolamento social, ansiedade e conflito.
Para o jovem britânico, a terapia com hipnose está surtindo efeitos positivos. Ele contou que já tentou comer mais de 50 novas comidas e está gostando.