Após várias pesquisa, cientistas britânicos realizaram um grande avanço na busca para substituir joelhos e quadris por exemplares cultivados em laboratório. O objetivo dos é substituir estruturas complexas danificadas pela artrite, por acidentes ou em campos de batalha.
Os pesquisadores descobriram um método que supera o obstáculo principal, que seria o fornecimento de oxigênio para as células modificadas, para a criação de estruturas de cartilagem maiores. No corpo, o sangue fornece oxigênio, mas no laboratório as células dependem do oxigênio da solução que está sendo cultivadaEstruturas maiores não conseguem obter o oxigênio de que necessitam, e as células da cartilagem morrem.
Os pesquisadores criaram células-tronco com um "reservatório de oxigênio" construído - uma proteína chamada mioglobina - que é transformada em cartilagem. Induzir o crescimento de partes do corpo utilizando células do próprio paciente torna mais provável que o sistema imunológico do corpo aceite estas estruturas, do que um órgão externo. O desenvolvimento também irá ajudar na tentativa de fazer crescer ossos e músculos cardíacos.