Uma chuva de meteoros iniciada nesta semana terá seu ápice entre esta sexta-feira (29) e sábado (30). A "tempestade" poderá ser vista até o começo de agosto, a olho nu, mas o ideal, para assistir, é que o céu esteja sem nuvens e o local não tenha muita iluminação.
Entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29) foi a primeira de um trio de chuvas de meteoros cair, a Piscis Austrinids, uma chuva fraca, com cerca de cinco "estrelas cadentes" por hora. Nesta noite, as chuvas Delta Aquáridas do Sul e Capricórnidas atingem seus picos e prometem um belíssimo espetáculo, com até 20 por hora no pico. Com alguns resquícios da Piscis Austrinids se juntando a elas, previsões otimistas dizem ser possível ver mais de 30 meteoros por hora.
Segundo a Organização Internacional de Meteoro (OIM), esta semana e a primeira de agosto serão as melhores para observar o céu. De preferência, entre 23h e às 4h. Este intervalo tende a apresentar as condições mais propícias de visibilidade.
Os meteoros Delta Aquáridas são restos rochosos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. E a Alpha Capricornids foi observada e descoberta pelo astrônomo húngaro Miklos von Konkoly-Thege, em 1871, formada por restos do cometa 169P/NEAT.