Cemitério de 4 mil anos é descoberto perto de pirâmides no Egito

Ashraf Mohi, chefe do sítio arqueológico, disse que era conhecido que o cemitério havia sido reutilizado extensivamente no Período Tardio (664-332 aC).

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um grupo de arqueólogos descobriu parte de um cemitério de milhares de anos perto das famosas pirâmides do Egito, no planalto de Gizé, perto do Cairo. O cemitério abriga poços funerários e tumbas de funcionários do alto escalão do poder local. O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, disse que o túmulo pertencia a dois homens. As informações são do O Globo.

Ashraf Mohi, chefe do sítio arqueológico, disse que era conhecido que o cemitério havia sido reutilizado extensivamente no Período Tardio (664-332 aC). Arqueólogos encontraram caixões antropóides de madeira pintados e decorados, além de máscaras funerárias de madeira e argila daquele período.

Mohamed Abd El Ghany / Reuters

O artefato mais importante descoberto desta vez foi uma estátua de pedra calcária do dono da tumba, sua esposa e seu filho, que remonta à quinta dinastia (2465-2323 aC), disseram autoridades.

O Egito fez uma série de descobertas arqueológicas recentemente, na esperança de que essas descobertas estimulem o turismo, abalado após a agitação social que sucede os grandes protestos da Primavera Árabe, em 2011.

Mahmoud Khaled / AFP

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES