Estudos têm comprovado que o bom humor pode ser alcançado pela composição dos alimentos que você come no seu dia a dia. Isso acontece porque eles possuem a habilidade de alterar a produção e liberação de neurotransmissores, mensageiros químicos que carregam informações de uma célula nervosa para outra.
Os alimentos ricos em proteínas podem ajudar a deixar você mais alerta. Quando digeridos se quebram em aminoácidos. Um aminoácido, conhecido como tirosina, pode aumentar a produção de dopamina e adrenalina que são neurotransmissores capazes de aumentar a energia e o estado de alerta.
Os carboidratos aumentam os níveis de insulina que auxiliam na "limpeza" de aminoácidos do sangue, menos do triptofano.
Este aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é um neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, produzir sensação de calma e até induzir ao sono.
Já a falta de ácido fólico pode causar o mau humor. Alguns estudiosos contam que selênio possa ter alguma função neurológica desconhecida, mas seu mecanismo de ação ainda é um mistério. Sabe-se que indivíduos que sofrem de carência de selênio são mais irritados, ansiosos e depressivos, e a suplementação normaliza o humor. Alimentos ricos em selênio são as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol, cereais integrais.