O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) anunciou na tarde desta segunda-feira (12), o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades na capital maranhense.
As doses serão aplicadas nesta terça-feira (13), em adolescentes de 17 anos que estão cadastrados na plataforma Vacina São Luís. As doses serão aplicadas nos nove pontos de vacinação da capital maranhense.
O prefeito explicou que para receber as doses, os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que até o domingo (11), 89,12% da população adulta já havia sido vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Antes do anúncio da vacinação para adolescentes, a capital maranhense estava em um esquema de repescagem, convocando aqueles públicos-alvo que ainda não haviam tomado a primeira dose do imunizante.
Até o domingo, a capital maranhense já havia aplicado 780.140 doses de vacinas das 871.316 que foram recebidas pelo município. Destas, 634.791 foram aplicadas em 1ª dose e 145.349 na 2ª dose ou dose única.
Imunização em adolescentes
Em 11 de junho, o Ministério da Saúde (MS) autorizou a vacina da Pfizer/BioNTech ser usada em adolescentes a partir de 12 anos. O imunizante é o único no país que pode ser aplicado em menores de 18 anos.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ampliação da idade foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.
Em 31 de março, a Pfizer e a BioNTech, que desenvolveram a vacina juntas, anunciaram que o imunizante obteve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. O imunizante também está sendo testado, nos Estados Unidos e na Europa, em bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos.
A vacina já é autorizada para adolescentes de 12 anos ou mais nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.